14 de set. de 2020

O INEVITÁVEL

 

SURPRESA?

 

Todos sabiam que após a pandemia a situação financeira do pais ficaria difícil, apesar de no fundo, termos a esperança de que não se confirmasse,.

Devido a paralisação das atividades produtivas, o desabastecimento seria inevitável e a disparada nos preços, consequência lógica.

O que não se esperava é que mesmo produtos e serviços que não foram completamente atingidos pelo “lockdown” também tivessem seus preços e custos majorados.

É a famosa, principalmente no Brasil, ação dos oportunistas de plantão, que veem a chance de se aproveitar da caótica situação, auferindo vantagem em cima dos desafortunados. O interessante nisso, é que eles tem a desfaçatez de reclamar do elevado custo de outros bens e serviços que não o deles.

Tenho observado as ações do governo, na tentativa de conter o caos, cabendo esclarecer que esse fenômeno não é exclusividade brasileira, ocorrerá em todo mundo. A diferença é que no Brasil o lapso temporal entre o fato gerador e a eclosão do processo é bem menor.

Essas ações de um modo geral, são previsíveis e gerarão frutos políticos de ambos os lados, situação e oposição farão de tudo para obter alguma vantagem nas urnas.

É necessário fazer alguns sacrifícios, abrindo mão daquilo que não for realmente imprescindível, até que se normalize a situação.

É bem verdade que existem itens que serão majorados, já estão sendo, que não poderemos abrir mão. Nesses casos, se não houver como substituir por equivalente, devemos minimizar seu consumo e realizar prévia pesquisa de preços antes de consumar qualquer compra.

A boa notícia é que “não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe”.

ESTEVES - Cel RR

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Coronel, como sempre o senhor bem lúcido em suas colocações.